quinta-feira, 9 de abril de 2009

Escola José Carneiro de Barros Campelo: 27 anos de história e dedicação.

A Escola recebeu este nome em homenagem a José Carneiro de Barros Campelo, mais conhecido por "Zeca Campelo". Foi figura de destaque nos meios sociais e políticos de Jaboatão, tendo sido Oficial de Registro Civil, Prefeito do Município a época da ditadura Vargas. Embora natural da cidade do Cabo, era jaboatonense de coração. Faleceu em 1965 aos 75 anos.
Convidamos a Profa. Maely (foto), que faz parte desta história desde o início, a falar sobre estes 27 anos de muitas lutas e conquistas.
"No início a escola ocupava o prédio de uma casa, que mal dava para comportar salas de aula". Era 1982. No ano seguinte a Escola passou a dividir o prédio onde ficava a Creche Mundo Novo (atualmente Escola João Bosco de Sena), tendo funcionado assim por dois anos. "Em 1984, com muita luta da diretora Marinalva e do Interventor do Município Marcos Vasconcelos conseguiram que houvesse uma reforma e que a Escola José Carneiro ocupasse este atual prédio, que até então não pertencia à Prefeitura do Jaboatão, mas ao Governo do Estado, não tendo sido finalizado, estando abandonado", confirma a Profa. Maely.
"A Escola José Carneiro tem uma história de muita luta e consciência social e política. Boa parte dos sindicalistas do Sinproja (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Jaboatão) fizeram ou ainda fazem parte da nossa Escola", completa Maely.
Por toda sua história de luta e compromisso com a educação, a Escola José Carneiro de Barros Campelo, mesmo em meio as dificuldades, continua sendo referência na busca por ensino de qualidade.
Equipe EJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário